Andy Warhol

Andy Warhol (1928 – 1987)

(Pittsburgh, 6 de Agosto de 1928 – Nova Iorque, 22 de Fevereiro de 1987), foi um pintor e cineasta estadunidense, maior ícone do movimento de pop art.

Difícil desassociar Andy Warhol do  movimento pop art, que é caracterizado pelo uso nas artes visuais a estética da cultura de massa. Não tem como pensar em um e não lembrar o do outro. 

“se objetos feitos sem intenção artística, como design de produtos, imagens publicitárias, HQs e filmes industriais, poderiam ser vistos como obras de arte, ou, pelo menos, integrar-se a uma linguagem da arte, então, em tese, qualquer coisa poderia ser vista como obra de arte, desde que alguém a abordasse desse ponto de vista e chamasse a atenção de outras pessoas para ele. Esse alguém, claro, só poderia ser o próprio Andy Warhol.” Marcello Castilho Avellar

Pintura da lata de sopa campebell
Ele não tinha a preocupação em tornar suas obras em grande arte, mas chamou a atenção de todos ao pintar numa tela 32 latas da sopa Campbell. Fez com isso que todos olhassem para a embalagem, pois, um rótulo de sopa  em si, poderia não ser uma arte, mas quando pintado num quadro garantia toda a singularidade das grandes artes.

Qualquer um poderia ter pintando o rótulo da sopa de tomate da Campbell em um quadro, mas depois que Warhol fez, qualquer um que fizesse passa a ser cópia do seu conceito.
Outras obras dele: 

 

    

 —
Andy Warhol – Da colagem a formação do Kaos
Wikiquote
Andy Warhol: o homem que matou a arte


No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.