Rapidinha: campanha do Burger King na Europa irrita mexicanos

A nova campanha do hamburger “Texican Whooper” do Burger King, veiculada na Espanha e Reino Unido, irritou oficiais mexicanos, que querem que as peças saiam de veiculação. O embaixador mexicano na Espanha acredita que a peça denigre o povo mexicano, e apresenta a bandeira do país de forma desrespeitosa. Segundo ele, há leis específicas quanto a apresentar a imagem deformada da bandeira mexicana.

Elas apresentam um cowboy texano e um wrestler mexicano, ambos muito estereotipados. Aqui está a ilustração.

Em respeito aos cidadãos do México, a campanha será alterada, mudando o foco para o sanduíche.

O que você acha dessa polêmica? Os mexicanos estão exagerando, ou a campanha poderia manter o caráter humorístico sem denegrir ninguém, por exemplo mostrando um wrestler mexicano tamanho GG?

Via: designboom


  • Thio

    Acho que é um direito mexicano. Eles possuem leis definicas para o uso da imagem da bandeira, tal como uma marca e o seu manual. Se eles se sentiram ofendidos de alguma maneira, eles tem razão de se manifestar.

    Tendo dito isso, não vi nada demais na propaganda. Me pareceu bem humorada e despretenciosa. Não vi uma tentativa de ofender o povo mexicano, embora sua representação seja, sim, estereotipada.
    A propaganda é engraçada e acho que o mundo precisa relaxar um pouco. Rir de si. Qualquer piada é motivo de ofensa hoje em dia. O mundo quer se mostrar constantemente politicamente correto, mas muitas vezes exagera na dose. Lembro do episódio de “Os Simpsons” em que eles vem ao Brasil e o rebuliço que aquilo gerou. Declarações de como o desenho passava uma imagem estereotipada e incorreta do Rio e do Brasil para o resto do mundo. O que esqueceram de falar é que o desenho em questão constantemente tira sarro de outros países e do próprio país de origem. A pimenta só ardeu quando caiu nos próprios olhos. O que queriamos? Um desenho estratégicamente fiel à nossa realidade? Que graça teria isso?
    No caso dos Simpsons, poderiam ter pegado mais leve em certas partes? Poderiam sim. Mas aquele episódio nunca me incomodou e se eu fosse mexicano não acho que seria uma propaganda dessas, infinitamente mais leve, que me incomodaria.

  • miroca

    É… acho engraçado e tal… Mas os mexicanos estão no direito dele. Acho que o tipo de humor ‘vamos brincar com a imagem de uma etnia’ é sempre o caminho mais fácil. Talvez com um dedinho mais de criatividade eles teriam evitado essa história polêmica.

  • Pois é, eu acho que se eles tivessem feito um lutador mexicano grandão não seria tão mal. Mas acho que a maioria dos países não gostam muito que se zoe com a bandeira do país… mas como o Thio disse, é uma coisa humorística, as pessoas precisam relaxar um pouco.
    Eu não achei ofensivo, partcularmente.

  • Paulo Cholla

    achei totalmente tranquilo também! os dois são esteriótipos. achei até bonitinho o vídeo. hahahahaa!

  • Juju

    não achei nada de mais… eh até um preconceito dos mexicanos com pessoas mais baixas, ou até com gays, se vc analisar por outros ângulos (eu super senti um clima entre os dois que poderia ser entendido como isso)… achei mto legal a idéia do vídeo!