The Virtual Water project — Boteco Design
fade
1678
post-template-default,single,single-post,postid-1678,single-format-standard,eltd-core-1.2,malmo-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-ajax,eltd-grid-1300,eltd-blog-installed,eltd-header-standard,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-slide-from-top,eltd-fullscreen-search,eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

The Virtual Water project

Bom, esse projeto é um pouco mais antigo que a maioria dos apresentados aqui no Boteco, mas eu não conhecia, e achei a idéia muito legal (além do design, claro!).

O projeto é um poster do designer alemão Timm Kekeritz, e foi realizado com base num estudo realizado para a UNESCO, pelos autores A.K. Chapagain e A.Y. Hoekstra,  em 2004, chamado “Water Footprints of Nations”. Resumidamente, o que se chama de “pegadas de água”  de uma pessoa, empresa ou país é a quantidade de água que se utiliza para a produção d utilização de serviços, produtos e comodidades, e se assemelha muito ao conceito de “pegada de carbono“.

Um lado do poster apresenta a pegada de água dos países que mais a consomem no mundo, e o outro apresenta a pegada de água de alguns produtos selecionados, como carne vermelha, pão, cerveja, entre outros.

O poster tem características minimalistas e baseou-se no uso de silhuetas e tipografia, e somente as cores azul e preto. O resultado é bastante efetivo, e tem como obejtivo fazer com que as pessoas repensem um pouco seus hábitos de consumo e procurem saber mais sobre o impacto das suas decisões sobre o meio-ambiente. Segundo os autores, não é um guia de como se tornar mais sustentável, mas um convite à reflexão. Apresentar o quanto certos países consomem em água também busca chamar atenção aos problemas locais e suas especificidades.

O poster foi apresentado em diversas publicações ao redor do mundo, como a SEED Magazine, WEBDesign Magazine (Japão); Greenpeace Magazine; além de ter recebido diversos prêmios.

Para saber mais, basta acessar o Virtualwater. O site conta com um pequeno Flash que permite visualizar todo o poster.

Via: traumkrieger


  • Gente, sem querer puxar a sardinha para o nosso lado, mas nós vegetarianos ajudamos o planeta até nisso… =D

  • meu! que triste! ela tá comentando o próprio post!