CPTM - nova marca e identidade — Boteco Design
fade
2008
post-template-default,single,single-post,postid-2008,single-format-standard,eltd-core-1.2,malmo-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-ajax,eltd-grid-1300,eltd-blog-installed,eltd-header-standard,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-slide-from-top,eltd-fullscreen-search,eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

CPTM – nova marca e identidade

a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atualizou sua marca e identidade visual. a nova marca já está sendo usada desde o final do ano passado, mas infelizmente não tive retorno da CPTM do meu pedido por mais informações.

esta nova identidade foi criada pela CPTM em conjunto com a Fupam (Fundação para a Pesquisa Ambiental) e o Nutau (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo), instituições ligadas à USP.

CPTM - nova marca

“A nova logomarca [sic] foi redesenhada a partir do símbolo atual, buscando transmitir o dinamismo e a modernidade do momento pelos quais a empresa passa, sem deixar as características conceituais e formais que facilitam a fixação da imagem de uma nova CPTM junto aos usuários”

Sérgio Avelleda – Presidente CPTM

cptm-nova-marca-trens

a cor da empresa passa a ser apenas o vermelho, e os trens já circulam com a nova identidade visual.

eu gostava muito do símbolo anterior, com a representação da parte do trem que capta energia da rede elétrica. a tipografia ficou menos ruim do que a anterior (apesar de isso não ser muito difícil), mas ainda não é a ideal.

e você? gostou?


mm
designer, baterista, adora música e cachorros
  • ai ai ai.
    só de ler logomarcar me dá arrepio.

    quando as pessoas vão entender que nnao é logomarca?!

    pronto, ta aí!
    meu próximo post.

  • Boa idéia Mari! Faz um post sobre a diferença entre logo, marca, logomarca e afins para o público leigo!

  • Thio

    Público leigo não né. Muita gente de mercado também fala “logomarca”. Isso já está tão difundido por ai que nem sei se não é birra minha continuar pegando no pé de quem utiliza o termo.

    Etmologicamente está incorreto e eu sinto um calafrio na espinha quando ouço a palavra… mas que tá na boca do mercado, isso tá.

    Aguardo o seu post Mari! Quero ver o que o pessoal acha!

  • Falando da marca ao invés de etmologias…

    Gostei do resultado. O conceito usado me parece o mesmo, mas veio para padrões mais ‘contemporâneos’ de design. Gostei do projeto do trem em vermelho.
    Achei uma solução simples, bem similar à antiga, mas não acredito que haviam mtas margens de mudança para essa marca. A idéia, provavelmente, era apenas de dar um reciclada.

    #beijomeliga

  • O símbolo antigo era perfeito, possuindo identidade própria e multiplas relações com ‘produto/serviço’. O novo é identico ao do Lincoln Center. Um trabalho, apenas, na tipologia e cores teria sido mais adeguado.

  • Paulão

    A CPTM deveria melhorar o sistema de viagens ao inves de enfeitar a carroça.

  • Thio

    @Paulão Huahuahuahuahuahuhauhauhauhauhuahuhauhauhauha!!!

  • Thiago Dias

    Isso mesmo, Paulão, o símbolo ‘antigo’ não durou nem um ano e já trocaram por esse. Nada contra, acho válida a renovação visual, mas existem coisas mais importantes a serem melhoradas.
    No símbolo anterior vejo uma seta no interior das letras ‘C’ e ‘P’, não sei onde o autor viu ‘a parte do trem que capta energia’, mas tudo bem :)

  • Leleco

    Pos é, coisa dos nosso politicos: ao invés de conserta, fica mais fácil só fazer uma plástica, igual a estúpida da Dilma Assaltante Roussef. Só mesmo esse povinho meia-boca pra aceitar essas palhaçadas…

  • Ana Beatriz

    Na equipe, estava como coordenador o Prof. Cauduro (do escritório Cauduro Martino Assoc.).
    Ele tem um rigor impecável e é um dos mais experientes arquitetos especiallizados em Comunicação Visual do Brasil.
    É deles o projeto do Metro, e também projetos como a Av. Paulista, entre muitas outras referências que usamos…
    Sorte da equipe da USP que pode contar com a experiência e aprender com o Know-how dele.
    O NUTAU, quando desenvolve pesquisas para o Poder Público, sempre envolve os grandes mestres… tanto os usuários quanto os alunos têm muito à ganhar com isso.
    Saudações :-)

  • Termos a parte, a redesenho ficou bacana, mas pessoalmente prefiro o signo antigo e nenhuma das tipografia usadas. Nao sou fã de fontes rounded, me lembra a Globo.

    Parabens pelo blog