Revolução Constitucionalista de 32

Revolução Constitucionalista de 32, movimento ocorrido em São Paulo contra o governo Vargas e pela promulgação de uma constituição.” Alguns também chamaram esse movimento de separatista. Embora militarmente São Paulo (estado) tenha perdido, o resultado dessa revolução foi a constituição de 34. Muitos monumentos criados e talvez o mais conhecido, o obelisco do ibirapuera. Olha que curioso:

São nove os degraus na entrada e, internamente, existem três grupos de três arcos, formando nove no total. O comprimento da base do obelisco tem nove metros, o do topo possui sete metros, e a largura da cripta é de 32 metros, ou seja, a data da revolução: 09/07/1932. A simbologia também está presente no desenho do gramado ao redor do Monumento, que possui área de 1.932 metros.

Bom, ok. . .


Para nós designers, de qualquer parte do país, não podemos desprezar os cartazes feitos na época. Cartazes com um forte conteúdo que remete a outros pontos da história.

rev32-01

rev32-1001

rev32-1002

rev32-02

rev32-1003

  • Thabata

    Muito legal isso. Esses posters não deixam nada a dever comparados aos da revolução russa!
    Boteco também é cultura!

  • Uma época incrivel!

  • Patrick

    massa!

  • Emerson

    Deveriamos dividir o país inteiro. São Paulo, Região Sul, NOrdeste, Norte, Centro-Oeste e o que sobrasse no Sudeste. Essa federação já está falida desde que o anão dos pampas tomou o poder…

  • João Victor

    Deveriamos dividir o país inteiro. São Paulo, Região Sul, NOrdeste, Norte, Centro-Oeste e o que sobrasse no Sudeste. Essa federação já está falida desde que o anão dos pampas tomou o poder…(2)

  • Lucas

    Nossa pessoal. Depois nós gaúchos que somos tidos como separatistas. Com certeza o país anda mal das pernas, em relação a corrupção é claro. Nada que todos nós BRASILEIROS não podemos mudar. É só o país inteiro mostrar a sua insatisfação.

    Muito bom o seu blog.
    Abraço dos ‘Pampas’

  • firas

    quanta falta de cultura… dividir o pais?? se dividir sp quebra, ate porque a mao de obra e materia prima nao vem daqui nao (sou de sp)….
    e so um ps.. Pensar isso ou propagar ideias como essas é contra a lei, crime contra a federacao e rende cadeia…

  • Thio

    Ufa! Então que bom que o post não está nem propondo o pensamento ou propagando a ideia, mas meramente mostrando os cartazes da época como curiosidades do design. Eu que não queria ir em cana por um post.

    Do ponto de vista do design, é uma óbvia referência aos cartazes norte-americanos, aqueles “Your Country Needs You” ( Seu País precisa de você ). Talvez a @Mirocanog tenha algo a contribuir sobre esses cartazes! Saudades do TCC, Miroca?