Caneta ecológica stuff

Tá, eu espero que o mundo globalizado não tenha se tornado banal à todos e que as pessoas fiquem empolgadas com o que vi assim como eu!

Vocês já ouviram falar da caneta ecológica? Trata-se se um projeto de caneta construída a partir de um rolinho de papel reciclado ou re-utilizado. Imaginemuma caneta normal, com a carga e com a estrutura feita de papel enrolado bem apertado em forma de tubinho.

Pra quem não conhece mesmo, segue uma imagem (há vários modelos, mas esse é semelhante à que eu obtive):

Caneta Ecológica

Bom! O que aconteceu foi o seguinte: estávamos lá olhando a caneta quando o sr. B notou que havia maneiras de desenrolar a caneta, já que apenas a extremidade do papel continha um ponto de cola (assim como costuma-se fazer em embalagens, etc). Ele queria saber o que tinha dentro!

No primeiro momento achei que era desnecessário e que tudo que ele iria conseguir era perder uma caneta.

Diante da dificuldade do menino devido a sua não unha decidi ajudá-lo. Qual não foi minha surpresa quando descobri que o papelão pardo de fora não era o único material o qual a caneta era composta! Havia dentro um pedaço de jornal com aproximadamente 30 cm de comprimento e a mesma altura da caneta. Ou seja, o jornal estava ali para dar uma base firme para a caneta, sendo re-utilizado ao invés de inserir um pedaço bem mais longo de papel pardo. + barato. + ecológico.

Agora me digam: onde brindes e souvenirs e todas as outras coisas do mundo costumam ser produzidas?

NA CHINA!

Ou seja…

O JORNAL ERA CHINES!!!

Incrível! Além de ecológica, inteligente e biodegradável, esta caneta é uma aula de mandarin!

Segue a imagem do papelão pardo (rasgado ao meio devido às dificuldades desenrolatórias) e a tira de jornal no interior.

papelpardojornalchines

Campeão!


  • Thabata

    O único problema dessa caneta “ecológica” é que a energia embutida nela é tão grande, devido ao fato de que ela veio da China (20 horas de avião ou muuitos dias de navio), que acho que ela não é mais tão ecológica assim. Fato que é melhor que plástico, mas mesmo assim, se fosse produzida localmente, muito melhor. Ponto negativo para a Petrobrás…
    Mas achei bem interessante mesmo assim!!!

    OBS: Para quem quer saber mais sobre o conceito de energia embutida, um link…
    http://books.google.com/books?id=EKPPu5y5WyIC&pg=PA107&lpg=PA107&dq=energia+embutida+sustentabilidade&source=bl&ots=vU6IJwVcMh&sig=oCIqoaIkrFME-3rfTFUIEHD0XKU&hl=en&ei=wpJ3Su3kD4aOtAP5sbzZBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4#v=onepage&q=&f=false

  • Cassia

    Há uns três, quatro anos eu ganhei da mãe do Paulo Cholla uns lápis tb feitos de jornal. Claro q tive a msm curiosidade… e adivinha?!?!
    O jornal era chinês tb!! Mas era bem legal…pq conforme vc vai apontando vc vai vendo qtas camadas tem!!
    Muito boa essa idéia!!

  • Nossa! Trabalho com brindes e temos algumas canetas ecológicas, inclusive essa. Achei q era só um papelão…pena que não posso abrir as que estão aqui =(

  • A Brindes Verdes é especializada em brindes ecológicos e possui grande variedade de produtos para atender todos os seus clientes.
    A empresa possui alto padrão de qualidade, rapidez e baixo custo.
    A Brindes Verdes é amiga do meio ambiente.
    Preserve o Presente, para que o Futuro aconteça.
    o site da Brindes Verdes é http://www.brindesverdes.com.br
    Diga não aos brindes convencionais! Dê brindes ecologicamente corretos e fidelize seus clientes.