Menos caixa - mais eco — Boteco Design
fade
2307
post-template-default,single,single-post,postid-2307,single-format-standard,eltd-core-1.2,malmo-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-ajax,eltd-grid-1300,eltd-blog-installed,eltd-header-standard,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-slide-from-top,eltd-fullscreen-search,eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Menos caixa – mais eco

Uau, fazia tempo que eu não postava nada… mas quando eu vi essa embalagem, sabia que eu deveria!

A embalagem em questão é a nova “caixa” para os tênis da marca Newton Running, uma empresa que fabrica calçados esportivos baseada em Boulder, Colorado, aqui nos EUA.

Eu achei o projeto dessa nova caixa extremamente inovador! Primeiro, é difícil encontrar um projeto que realmente represente uma mudança na maneira de pensar alguma coisa (no caso, a tradicional centenária caixa). O que acontece é que muitos projetos colocam um twist naquilo que é tradicional, como um material diferente, cantinhos arredondados, ou um jeitinho de iPhone app. Nem sempre isso significa inovação.

Essa nova embalagem, projeto da TDA Advertising & Design é feita em 100% material reciclado pós-consumo, e o formato que se encaixa diretamente no tênis faz com que o uso de papel de seda seja desnecessário. Além de que o armazenamento e transporte não diferem em nada de uma caixa normal, portanto, não existem ônus nesse sentido.

Uma coisa que observei bastante aqui nos EUA é a diferença de atitude entre as pessoas que vivem no lado leste do país e as que vivem no lado oeste. Os habitantes do lado oeste decididamente são mais conscientes e ambientalmente corretos do que os que vivem do lado leste. Eles em grande parte incentivam produtos que fazem diferença ambiental e localmente, provavelmente devido a uma enorme herança hippie (a Miroca vai adorar essa né?). Principalmente no Colorado,  onde um sem-número de pessoas e profissionais se esforçam em criar e consumir produtos mais ambientalmente corretos. Na verdade, acredito que eles estejam criando uma nova moda, a moda eco-correta. Num país consumista como os EUA, ao meu ver é o jeito perfeito de massificar o consumo de produtos eco-friendly ou sustentáveis… Resta descobrir um jeito de fazer com que essa tendência perdure, e que as pessoas passem a consumir esses produtos não só pelo lado fashion, mas porque elas realmente estão mais conscientes.

Via: PSFK


  • Não preciso nem dizer que amei né? Adooooro projetos que realmente envolvem papel reciclado pós consumo. Esquecendo um pouco do belo acabamento do papel e buscando a beleza do criativo, diferente e claro, se destaca ainda pais do que uma embalagem com uma piscina de BOPP e vernis!
    O formato da caixa é bem inteligente tb… fazem as pessoas terem até que pensar pra colocar o tenis na caixa!

  • adorei tb. sensacional. solução genial e sustentável.

    e concordo com a Miroca, sou muito mais uma embalagem assim do que com essa piscina ae de BOPP e verniz. hahahahhahah!

  • Simplesmente fantástico. A gente nota realmente o quanto uma empresa é inovadora, a partir do momento que ela consegue enxergar não só o produto mas sim a sociedade em que está inserido.
    Um bom exemplo que eu espero que não tarde em chegar até nós!

  • Esta caixa é na verdade um projeto descartado. Não chegou ao mercado porque o pessoal da Newton percebeu que ela não seria ambientalmente correta, conforme um dos diretores explica aqui: http://www.greendaily.com/2009/01/13/newton-running-reinvents-the-shoe-box/.
    É uma amostra de como “ser sustentável” implica uma série de sutilezas…