Design para deficientes visuais - sim, nós podemos!!! — Boteco Design
fade
2325
post-template-default,single,single-post,postid-2325,single-format-standard,eltd-core-1.2,malmo-ver-1.2,eltd-smooth-scroll,eltd-smooth-page-transitions,eltd-ajax,eltd-grid-1300,eltd-blog-installed,eltd-header-standard,eltd-fixed-on-scroll,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-slide-from-top,eltd-fullscreen-search,eltd-search-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Design para deficientes visuais – sim, nós podemos!!!

É de se pensar que, na essência de uma profissão cujo nome inclui a palavra “gráfico” se compreende a interpretação visual de um determinado sujeito, certo? Logo, qualquer indivíduo que não seja dotado do sentido da visão não poderia apreciar nada que seja gráfico.

Mas design é muito mais que o gráfico, certo? É produzir sensações, desejos, transmitir uma idéia, educar, protestar, entre muitas outras coisas. E o que os designers coreanos Rhea Jeong, Young Soo Hong, Sunmin Lee e Sae Hee Lee nos provou é que mesmo os deficientes visuais podem ter a experiência do design gráfico em toda (ou quase toda) sua extensão. Seu projeto, o “Hello Haptic” é um conjunto de cartões com diversas texturas que permite que deficientes visuais adquiram conhecimentos táteis sobre ambientes exteriores, como a praia, campo, zoológico, floresta, etc. Com isso, eles pretendem estimular o uso e apropriação desses ambientes pelos deficientes visuais.

O projeto foi premiado com medalha de prata no Internation Design Excellence Awards 09. Eu acho que é uma idéia muito bonita, em um campo que ainda não é muito explorado pelos designers em geral.

Via: Designboom


No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.