Eu pensei que para esse meu primeiro post aqui no Boteco eu deveria falar sobre um assunto que interessa (ou pelo menos deveria) a todo designer, princialmente de produto, que é a questão da Acessibilidade.

Quando eu estava fazendo meu trabalho de graduação sobre Design Sustentável foi que eu entendi que para desenvolver um produto Acessível você tem que pensar como quem precisa dele. Sim, você deveria passar uma semana com um tampão no ouvido para entender o mundo de um deficiente visual, ou passar um mês numa cadeira de roda para começar a entender como vive um cadeirante, ou parar de falar por dois dias se você quer entender o que é ser mudo (ah, essa para mim seria impossível…). E daí, ao invés de imaginar adaptações para produtos já existentes, começar a criar produtos específicos para necessidades específicas.

Bom, deixando o blá, blá, blá de lado, eu queria comentar sobre esse “projetinho” aqui, do Kanguru, da empresa húngara Rehab, Rt. o primeiro automóvel criado inteiramente para cadeirantes:

O diferente sobre o Kanguru é que ele foi feito desde o princípio para o usuário de cadeira de rodas, de maneira que ele não tem que executar manobras complicadas para sair da cadeira de rodas e sentar-se no banco de um carro convencional. E ele pode estacionar em vagas para não-cadeirantes!

É uma coisa para pensar, não é? Se eu fosse cadeirante, ia querer ter um desses. E você?

Via BoingBoing

Assine nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo para se atualizar e inspirar

Concordo com os Termos de Privacidade do Boteco Design