na contramão dos acontecimentos negativos envolvendo montadoras de automóveis afetadas pela crise mundial, a Citroën apresentou em fevereiro não apenas sua nova marca, mas também uma nova identidade e postura, a serem adotadas em toda a empresa.

a nova marca trata-se de um “upgrade” na já existente, trazendo os mesmos conceitos para uma visão mais contemporânea, adicionando a perspectiva 3D aos chevrons e apresentando uma nova tipografia:

citroen-nova-marca

o trabalho foi feito pelo Departamento de Marketing e de Estilo da própria Citroën e pela Landor.

abaixo, trecho do release oficial que fala sobre os showrooms da marca, que também foram repensados:

citroen-nova-marca-2

Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de marca, a Citroën inicia uma transformação de sua rede internacional de pontos de venda: espaços de exposição, de recepção, de venda e de manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que lhe são reservados.
Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. Em cinco anos, os 8 000 pontos de venda Citroën mudarão de face para que em todos os lugares do mundo os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën. O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.

citroen-nova-marca-3

um padrão global das lojas da Citroën como a da imagem acima parece algo muito belo, e que certamente garante destaque em meio as demais montadoras, pois é difícil encontrar espaços e lojas que chamem a atenção por seu projeto arquitetônico (salvo algumas exceções de lojas voltadas aos consumidores da Classe A).

citroen-nova-marca-4
Concept Car DS INSIDE

as imagens enchem os olhos, resta agora esperar que além do rebranding as outras partes do projeto se tornem realidade, e tragam um fôlego extra para a indústria automobilística. se tudo der certo, a Citroën prova que em tempos de crise não é permitido baixar a cabeça, anunciar demissões aos montes e se contrair, mas sim bater no peito, enfrentar o monstro e se impor.

agradecimentos ao Twitter oficial da Citroën Brasil, @citroenbrasil

Assine nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo para se atualizar e inspirar

Concordo com os Termos de Privacidade do Boteco Design