Citroën – nova marca e identidade visual

publicidade

na contramão dos acontecimentos negativos envolvendo montadoras de automóveis afetadas pela crise mundial, a Citroën apresentou em fevereiro não apenas sua nova marca, mas também uma nova identidade e postura, a serem adotadas em toda a empresa.

a nova marca trata-se de um “upgrade” na já existente, trazendo os mesmos conceitos para uma visão mais contemporânea, adicionando a perspectiva 3D aos chevrons e apresentando uma nova tipografia:

citroen-nova-marca

o trabalho foi feito pelo Departamento de Marketing e de Estilo da própria Citroën e pela Landor.

abaixo, trecho do release oficial que fala sobre os showrooms da marca, que também foram repensados:

citroen-nova-marca-2

Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de marca, a Citroën inicia uma transformação de sua rede internacional de pontos de venda: espaços de exposição, de recepção, de venda e de manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que lhe são reservados.
Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. Em cinco anos, os 8 000 pontos de venda Citroën mudarão de face para que em todos os lugares do mundo os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën. O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.

citroen-nova-marca-3

um padrão global das lojas da Citroën como a da imagem acima parece algo muito belo, e que certamente garante destaque em meio as demais montadoras, pois é difícil encontrar espaços e lojas que chamem a atenção por seu projeto arquitetônico (salvo algumas exceções de lojas voltadas aos consumidores da Classe A).

citroen-nova-marca-4
Concept Car DS INSIDE

as imagens enchem os olhos, resta agora esperar que além do rebranding as outras partes do projeto se tornem realidade, e tragam um fôlego extra para a indústria automobilística. se tudo der certo, a Citroën prova que em tempos de crise não é permitido baixar a cabeça, anunciar demissões aos montes e se contrair, mas sim bater no peito, enfrentar o monstro e se impor.

agradecimentos ao Twitter oficial da Citroën Brasil, @citroenbrasil

  • sobre o redesign da marca, me incomoda um pouco o T. ele é asimétrico. mas não que ser assimétrico seja ruim, mas me parece algo desnecessáio que não consegui entender o motivo.

    fora isso, a nova tipografia é bem agradaevl, mais orgânica… e o trema também gostei bastante.

    em tempos de crise, o que mais precisa ser feito é isso mesmo, investir em comunicação… mostrar que ainda estamos aí. firmes. por que comunicação é como o oxigênio para as empresas. sem comunicação elas não sobreviveriam… { agradecimentos ao Madia, haha, aqui na agência com as aulas de marketing e isso foi comentado justamente hoje! }

    Os projetos arquitetonicos talves não sejam assim em todas as lojas, mas gostaria de ver a adaptação deles para as lojas já existentes…

    (:

  • Thio

    Eu curti! E concordo com a Mari! Tem mais que mostrar força a inovação nesse tempo de crise. Posso estar errado, mas lá na agência a impressão que dá é que quando tem que fazer cortes, comunicação é a primeira coisa que vai pro saco. A citroën está sendo bem corajosa nesse sentido.

    Adorei a modernização da marca! Dá até vontade de comprar o carro… mas devo ficar só na vontade mesmo. =(

  • Fiquei muito feliz em ver que dedicaram um espaço para a nova identidade visual da Citroën.

    A nova logo e o novo posicionamento não podiam ter vindo em um momento melhor, vão dar ânimo e otimismo nesse período de turbulência.

    Trabalho no marketing da Citroën em Uberlândia MG, Grupo Vitesse.

    Estão todos convidados a virem fazer um test drive nos lançamentos C4 Hatch e C4 Picasso.

    Acho que o vídeo do C4 Hatch (A tecnologia acaba de ganahr vida.)com o robô também merece um espaço no boteco design, rs.

    Um abraço a todos.

  • Pingback: Fique por dentro Citroen » Blog Archive » Boteco Design! » Blog Archive » Citroën - nova marca e identidade …()

  • zelão

    Isso é um novo logotipo e não uma nova marca. A marca é Citroen o simbolo é o logotipo.

  • Paulo Cholla

    @zelão: a marca é o conjunto logotipo+símbolo. é uma nova representação gráfica do nome Citroën =)