Estante Pública

publicidade

o Estante Pública é um projeto enviado pela Lúcia Green, que ocupa pontos de ônibus com livros:

estante-publica-1

“A terceira edição da Estante Pública, projeto de arte intervenção que ocupa com livros pontos de ônibus da cidade, foi montada no Bairro Cristal.  A instalação urbana já passou pelos Bairros Bela Vista e Moinhos de Vento, obtendo diferentes reações do público. No terreno do Cristal não teve boa acolhida, 24horas depois de montada já não tinha livro algum e sua placa de identificação dava lugar a um vão.

A proposta do Projeto é provocar uma reflexão prática, através de um estímulo concreto, colocando em questão a maneira como nos relacionamos com os âmbitos públicos e privados da nossa sociedade. Os livros da estante desafiam essas duas esferas, pois eles não pertencem a ninguém individualmente e, ao mesmo tempo, são de todos. As pessoas são convidadas a experimentar uma organização de auto-gestão, em que respeito e consciência do coletivo são pontos chave.”

estante-publica-2

o projeto é uma iniciativa do Estúdio Nômade. confira mais no blog do Estante Pública. eles também estão no Twitter, é só seguir o @estante_publica

  • Thio

    Eu achei sensacional. É uma daquelas idéias que, quando você lê, xinga em voz alta para expressar toda sua adimiração. Eu xinguei.

    Espero que dê certo. O senso comum diria que esse tipo de iniciativa nunca daria resultado; que brasileiro não está nem ai para o que é público… Espero que venha uma boa surpresa desse projeto.

  • Mesma idéia do Açougue Cultural T-Bone de Brasília, http://www.t-bone.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=113