Falso “Financial Times” em Londres – Design Ativista

publicidade

No último dia 27 de março foram distribuídas milhares de cópias de um fake Financial Times em Londres, como parte das preparações para o encontro do G20 em Londres.

O jornal simulava as notícias em 2020, e mostrou uma série de notícias relacionadas a direitos humanos, capitalismo e, lógico, questões ambientais. E contava com 12 páginas, incluíndo algumas propagandas bastante engraçadas, não fossem trágicas.

O projeto foi todo financiado parcialmente através de doações feitas pela internet, e foi todo executado por meio de trabalho voluntário. Os redatores da “edição especial” também questionaram a maneira como se faz jornalismo, e como os jornais hoje em dia nem sempre focam nas questões mais importantes, muitas vezes dando mais atenção a questões fúteis do que às importantes.

Quando consegue ser inserido de maneira tão efetiva no cotidiano das pessoas, o Design de Guerrilha pode ser muito efetivo. No meu ponto de vista, é uma maneira de despertar os cidadãos comuns do seu torpor cotidiano, e fazer com que eles parem para pensar e tomar uma decisão, por pelo menos um segundo, o que já é muito para algumas pessoas que se deixam levar pelo dia-dia e pela mídia.

E você, o que você acha?

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.