Mini Doughnut Shop ⋅ Desenhando uma marca brasileira com sabor americano

publicidade

Mini Doughnut Shop é uma marca brasileira, criada por dois irmãos apaixonados por donuts, e resgata a tradição dos doce dos Estados Unidos.

O nome “Doughnut” é uma grafia antiga em inglês, mas se lê “donut”, como a gente já conhece, essa foi a maneira que os donos da marca encontraram para resgatar a origem deste incrível docinho.

Como estamos falando de um donut que foge do tamanho tradicional, o nome da marca também traz a palavra “mini”, a ideia aqui sugere que você coma mais de um, na verdade é impossível comer um só. 😛

O briefing trazia informações que pautaram todo processo de criação do logotipo e também do conceito visual:

  • Os donuts da Mini Doughnut Shop seguem uma receita americana, mas em nenhum momento deveria remeter a algo “gourmet” ou elitista, pelo contrário, a ideia é aproximar de todos os públicos e todas as classes.
  • No entanto o visual deveria resgatar um pouco da tradição dos donuts dos Estados Unidos.
  • A marca e todo conceito visual seria utilizado nos pontos de venda, em comunicações como anúncios, redes sociais, embalagens e outros diversos materiais.

Quando recebemos a missão de criar a marca do Mini Doughnut Shop eu logo pensei que seria um grande desafio fazer as pessoas lerem “Doughnut” e pronunciar “donut”, considerando que seria mantido o nome escrito dessa forma, justamente para resgatar a tradição dos donuts.

Mini Doughnut Shop - Boteco Design

A palavra “Doughnut” deveria ser o destaque no logotipo, além disso quis deixá-la acessível a todos, por isso optei por uma tipografia bem simples, direta com traços geométricos.

Para que a leitura ficasse de fato dinâmica, de forma que a pessoa conseguisse ler o nome em segundos, optei por aproveitar a semelhança do formato arredondado do donut com a letra O e incorporei o símbolo ao “lettering”, substituindo então a letra pelo desenho. — Um desenho simples, direto que funciona também sozinho.

Além de ter remeter um pouco a um logotipo americano, queríamos ter uma marca dinâmica, divertida e que realmente conversasse com o público, para isso usamos o recurso do “balão de conversa” para dar suporte a palavra “mini’.

Escolhi trabalhar com uma paleta de cores simples, que garantisse o aspecto clássico, tradicional da marca, e também trouxesse alegria dos doces.Mini Doughnut Shop - Boteco Design

O resultado é uma marca moderna, pronta para ocupar um novo espaço do mercado e conquistar os amantes de donuts. Abaixo alguns exemplos de aplicação da identidade visual em materiais da marca:

 

Mini Doughnut Shop - Boteco Design Mini Doughnut Shop - Boteco Design
Clique aqui e confira o case completo

 


Mini Doughnut Shop • Shopping Eldorado / São Paulo – 3º piso
www.minidoughnutshop.com.br

Salvar

Salvar

Salvar

mm
Jean é um cara multi-disciplinar, estudou artes plásticas, design e comunicação, é designer na UNO+BRAND. "Party people" de carteirinha, ele também é editor do portal PLUGtronic.com