Nova marca Pão de Açúcar.

publicidade

A rede Pão de Açúcar apresenta novo logotipo a partir do dia 16 de julho, quinta-feira.

logo_pao_de_acucar

A mudança do logotipo iniciou há dois anos e parte desse processo teve a participação dos clientes que respondiam a perguntas sobre o que é felicidade “e a resposta que eles nos deram é que não é possível ser feliz sozinho.”, segundo a rede.

Um dos critérios considerados chave nesse processo de evolução da marca foi o não rompimento total com a “identidade” do atual logotipo.

A nova marca foi desenvolvida pela FutureBrand e apresenta tipografia e ícone muito mais orgânicos, além de maior transparência e luminosidade, e que remete ao frescor dos produtos, o formato mais arredondado confere calor humano e o traço contínuo é inspirado na imagem do infinito. Além disso a nova marca apresenta apenas uma cor, o verde.

“Os nossos morrinhos estão mais leves e joviais e reforçam os valores do Pão de Açúcar, como confiança e qualidade”, afirma José Roberto Tambasco, Vice Precidente Executivo do Grupo Pão de Açúcar. Tambasco acrescenta que o novo logotipo “traduz a atitude da marca cuja a vocação é a inovação”.

Algumas peças da campanha publicitária para a apresentação do novo logotipo.

161591616116160

Uma coisa que me incomodou um pouco é que toda a ficha técnica oferecida pela Assessoria de Imprensa do Grupo Pão de Açúcar se refere apenas a sua campanha publicitária e não dá créditos para os designers da FutureBrand, como o próprio Clube de Criação comentou após a ficha técnica.

Agradecimentos a Assessoria de Impresa do Grupo Pão de Açúcar.

  • Thio

    Hoje no caminho pro trabalho passei na frente de um Pão de Açucar e a fachada com o logo estava coberta. Pelo visto só estão esperando o dia 16 para descer o pano.

    É realmente um descuido da parte da Assessoria de Imprensa não fornecer o nome dos criadores da nova marca.

    Gostei da reformulação. O símbolo está mais orgânico e atual. Já a tipografia eu tenho lá minhas ressalvas. Gosto da fonte, mas ela não é tão impactante quanto a anterior. Não é ruim… só não me agradou tanto quanto o novo símbolo. Talvez por esse contraste que o símbolo e o logotipo estão me parecendo meio desconectados um do outro. Como se faltasse “liga”.

    Daqui um tempo eu olho de novo para ver se minha opinião mudou. Pode ser o choque da mudança também. =9

    De qualquer maneira, eu gostei da nova marca.

  • Mari Ornelas

    Bom, eu não costumo dar minha opinião logo que olho pra uma marca nova. As vezes espero um tempo par formular alguma opinião mais concreta.

    Mas não tenho como evitar… estava conversando com um amigo sobre esse logo e disse que a cara de botão de internet me irritava. Mas é claro! tudo está ficando com uma cara de web 2.0! ta ficando irritante.

    não é só por que é uma tendência que devemos segui-la a risca! tem um blog que publicou um post sobre a nova marca e tem mais ou menos a mesma opinião que eu com relação a esse aspecto.

    Ainda não sei falar sobre a fonte… estou tentando absorver mais informações e tals!

    bom, é isso.

  • É realmente a mudança de um logotipo, ainda mais quando se é um empresa com o prestígio e confiança que o pao de açucar tem, tem que ser tomar muito cuidado, porém as mudanças não foram drásticas. Acredito que foi uma boa mudança, só nao gosto muito de efeitos de luminosidade e degrade em logomarcas.

    ________________________________________________________
    for design: http://www.brandaopassos.blogspot.com

  • eu particularmente não gostei…
    nao achei legal essas curvinhas na base do logo…eu prefiro alguma coisa com cantos retos na base…
    e é impressão minha ou parece tb q está desalinhado?

    qm sou eu pra questionar a FutureBrand, mas enfim…

    abs.

  • Mari Ornelas

    é…
    a questão do alinhamento me incomoda um pouco.
    com certeza deve ter sido a proposta, mas não sei…

    e muito bem apontado Marcos, a base curvada, ai ai ai. to começando a ver mais defeitos do que estava vendo antes, hahahaha.

  • Pedro

    Nada de tão diferente. O Comentário produzido é extratégico como em tudo o que a CBD faz. É a maneira de ser dela.
    Os novos morrinhos não remetem a sustentabilidade como falam em algumas materias. Inovação? Pode ser…
    São arredondados e em dois tons de verde. De qualquer forma, não chamam mais a atenção do que a fone que eles tem por aquisições…

  • eu acho, que ninguém esperava o re-brand do Pão de Açucar. Na minha opinião a Tipografia ficou beem melhor e as montanhas mesmo que desalinhada dão mais movimento e liberdade a marca.
    Mas uma marca de verdade, é uma marca sem efeitos e firulas

  • Mari Ornelas

    Eu concordo com o Rogério: “uma marca de verdade, é uma marca sem efeitos e firulas”

    isso diz tudo pra mim. Até numa conversa com o Thio no Gtalk a gente falou sobre isso…

    Se houvesse algo a mudar na marca antiga seria a tipografia pesada, mas não sei ainda se essa tipografia nova é a melhor opção… ela me parece estranha ainda.

    Agora, se a idéia de inovação está sendo passada pela cara de botão de web 2.0, me desculpe isso não é inovação… é simplesmente copiar e colar o efeito… #prontofalei

  • A prefessora de “marcas” no SENAC, não aprovaria. Diria que essa marca não funcionaria bem em PB ou reduzido. Essa sobreposição de desenhos com transparências abre margem para muitos erros. . . Porém para dar uma opnião definitiva eu teria que testa-la em diversas formas. Será que eles liberam o manual da marca? Mari?

    Bom. . . De qualquer forma, a antiga marca era muito boa. Mudaria apenas a tipografia da antiga, porém. . .

  • wagner

    Fico indignado com a falta de capricho nas lojas do Comprebem, sabendo-se que trata-se da mesma empresa. Lojas que visualmente são porcas, falta de capacidade na propaganda externa. PÃO DE AÇUCAR PARA CLASSE A e B, enquanto COMPREBEM CLASSE cdefghijlmnopqrs…..

  • Paulo Cholla

    na boa, não gostei. achei efêmero demaaaais (#momentosoneca) pra uma marca de supermercados. não é um produto que tem sua identidade renovada a cada ano. ela tinha que ser muito mais forte e com personalidade.

    e daqui a 1 ou 2 anos, quando o “look” web 2.0 sair da moda? joga a marca no lixo, né?

    ah, e o fato de a marca anterior não ser perfeita, pra mim não serve como desculpa pra justificar essa marca, tipo “ah, tá menos pior”.

    isso bem que podia ser uma pegadinha do Pão de Açúcar, porque tá muito ruim. nem dá pra acreditar que foi a FutureBrand que fez.

  • Brand

    Seguem algumas criticas construtivas bem “preciosísticas”:

    Tipografia:
    Gostei da tipografia, apenas acho que deveriam ter mais cuidado com o espacejamento inclusive do “de’ que apesar de ser menor está meio comprimido entre o “õ” e o “A”.

    Símbolo:
    Graficamente bonito, mas meio datado, até por que a febre de marcas com volume já tem um certo tempo (vivo, claro entre outras mais). E pelo investimento o “rebrand” está dando um passo no mesmo lugar, meio moonwalker ao invés de explorar novos horizontes… que justificariam um investimento de 3,3 milhões e que duraria pelo menos mais uns 5 anos com certeza.

    Cores:
    Boa escolha! Acho que foi o ponto forte a retirada do Azul, e o fortalecimento do verde (sustentável, ecológico, recilcagem, etc).
    Concneito utilizado em muitas marcas próprias como Waitrose, Ocado entre outras…

    E é isoo!

  • Mari Ornelas

    Wagner, acho que a idéia do Compre Bem é realmente essa. haha. Pão de Açúcar é para atingir níveis sociais mais altos que o Compre Bem. Mesmo pertencendo a mesma rede, os dois mercados são completamente distintos.

    Efêmero é a palavra Chô! Com certeza… acho que isso define o que a marca do Pão de Açúcar se tornou, uma marca efêmera.

    Vina, não faço idéia de como essa marca se aplica em PB, vou entrar em contato novamente com a assessoria de imprensa e pedir o manual, que não acho que vão disponibilizar, mas okay, a gente tenta!!

    Brand: a idéia de utilizar apenas o verde era essa mema… alimentos frescos, sustentabilidade. Segundo o Eduardo Romero, diretor da P.A. Publicidade: são as “práticas para melhorar a qualidade de vida pessoal, da comunidade e do planeta, práticas para melhorar a qualidade de vida pessoal, da comunidade e do planeta(…)”

  • Thabata

    Eu concordo com a maioria… bem, quando eu voltar ao Brasil vou poder ver na aplicação como a coisa ficou. A primeira impressão é de que a tipografia não é tão forte quanto antes, e os gradientes não funcionariam bem quando reduzidos e tal.
    Mas a empresa que desenhou a nova marca sabe o que está fazendo (ou ao menos presume-se que saiba), eles devem ter pensado nisso.
    Então vou ficar em cima do muro…

    Mas eu concordo com a Mari quando ela diz que tudo tá parecido hoje em dia; eu digo que tudo está com cara de ícone do iPhone.

  • Pingback: Novo logo do Pão de Açúcar – design.blog.br()

  • fofão

    Uma boxta! Pura moda. Gestalt é estudada desda década de 60 pra ser ignorada por modismos (como esse). Tal porcaria vir de publicitários não me admira pois eles estudam tendências e comportamento social, mas é inconcebível um designer que trabalha de forma científica – sabe do que se trata o estudo da forma – fazer esta firula. Só me falta o Itau, que depois da marca original (que era preta), vir com essa estória de deixar o “visu” com sombrinhas, tranparencias etc. Mas é isso, daqui 10 anos a marca muda de novo (vai acompanhar outra modinha e não a percepção humana).

  • Caslon

    Não foi feita por publicitários. Foi feita pela FutureBrand

  • candialencar

    Como já foi dito antes, uma pena uma marca forte como a do Pão de Açúcar seguir modismo de botões, cheia de sombras, volumes, transparências. Gosto muito da nova forma, com mais fluidez, linhas curvas e muito mais orgânica. Porém o excesso de efeitos coloca o mais importante, a forma, realmente em segundo plano. Num olhar leigo, diria que a marca ficou “linda”, no entanto, fica a dúvida se ela realmente é eficaz. Num mundo de tendências, é triste ver marcas tão parecidas umas com as outras, sem identidade, que não exercem sua verdadeira função. No fim das contas, temos sempre a sensação de déjà vu. Mais uma marca gêmea de tantas outras por aí.

  • Pessoal, por falar em logo…tem uma competição bem bacana pra criar uma logo pro site: guerra-creativa.com

    Vale a pena conferir, pq além do valor em dinheiro, o criador da logo escolhida ganha um laptop e uma digital tablet, nada mal hein.

    Nao deixem de se inscrever, e boa sorte a todos

  • Pingback: Boteco Design! » Blog Archive » Comunicadores – nova marca()

  • Bruno Baptista

    Sei que não é o foco deste post, mas vocês não acham que o Grupo Pão de Açúcar está exagerando com a sua marca Taeq? Vi nos dozerem da embalagem que até da sua alma ciudam…. Não será meio tirar o lugar Deus até pra fazer comércio?