fbpx
O que é Macramê

Já ouviu o termo Macramê mas não sabe o que é?

Provavelmente você já viu na casa da sua avó ou de uma tia que ama plantas um macramê com plantinhas penduradas. Ou então, já passou naquelas feirinhas típicas de praia, que vendem pulseiras confeccionadas com a técnica de macramê.

O que é Macramê - artesanato

Definição de Macramê

Antes de tudo, vamos definir o que é Macramê. É um trabalho manual realizado com diversos propósitos, seja de pendurar uma planta, ou simplesmente decorar um ambiente. É uma técnica de cruzar fios e fazer nós sem nenhum tipo de maquinaria e/ou ferramenta, resultando em franjas decorativas, penduradores de plantas, redes, cortinas, roupas. Acessórios como colares e pulseiras também podem ser criados com a técnica de artesanato.

O que é Macramê - hangers para vasos
O que é Macramê - artesanato

 

 

 

 

O que é Macramê

O que é Macramê - banco

Origem do nome

Há diversas teorias sobre sua origem, mas acredita-se que seja pré-histórica. Mais precisamente, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e também criar objetos.

Uma das teorias é de que a palavra é derivada de “migramah”, que significa franja. Os tecelões árabes as confeccionavam para serem utilizadas em camelos e cavalos no século XIII, para manter moscas afastadas desses animais.

Outra teoria, é de que deriva-se da palavra turca “makrama”, que significa toalha/guardanapo, e eram utilizadas para proteger as extremidades das peças de tecelagem, utilizando o excesso de linha e fios ao longo das bordas superior e inferior dos tecidos.

O que é Macramê - suporte de prateleira

O que é Macramê - hangers

O que é Macramê - hangers para vasos

O que é Macramê
Imagem: Fall For DIY

O que é Macramê - roupas

Aprenda a fazer Macramê

Existem diversos oficinas realizadas por artesãos que ensinam, em poucas horas, a técnica com a qual você pode criar desde flâmulas a porta-vasos. Também é possível aprender a técnica em cursos online, que, além de ensinar, oferecem a possibilidades de criação de diversas peças.

A eduK é uma das plataformas que oferece o curso online, nos quais você aprende a fazer peças como passadeiras, porta-vasos, roupas, acessórios, flâmulas e muito mais. Outra aplicação super interessante e diferente é o uso do macramê com pasta de açúcar flexível para decoração de bolos.

O que é Macramê - confeitaria: bolos

Assine nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo para se atualizar e inspirar

Concordo com os Termos de Privacidade do Boteco Design