Social Media Week São Paulo 2017 - Edney Souza - Boteco Design

SMWSP 2017 – O impacto da conectividade nos ciclos de consumo

NÃO PERCA A PALESTRA NO SOCIAL MEDIA WEEK SÃO PAULO 2017

As relações de consumo estão entrando em um novo momento, no qual as empresas precisam entender cada um dos seus clientes e personalizar suas ofertas para cada contexto.  Investimentos em propaganda e estratégias de marketing de busca (SEM) já não serão suficientes.

Social Media Week São Paulo 2017 - Edney Souza - Boteco Design

Edney Souza, professor de marketing digital da ESPM-SP e organizador do maior evento de mídias sociais da América Latina, o Social Media Week São Paulo, que acontece essa semana, fala um pouco sobre a importância de levar essa temática à reflexão. “Temos machine learning ajudando os consumidores a escolherem produtos, chatbots fazendo o atendimento e clientes experimentando produtos em realidade virtual antes da compra, a empresa que ainda não usa essas tecnologias na interação com o consumidor vai perder mercado muito rápido, por isso trouxemos esses e outros tópicos do novo marketing para o evento”, afirma.

Até o fim do século passado, as empresas viviam a “Era da oferta”, na qual o mais importante era investir na disponibilização dos seus produtos de forma massiva e quase invasiva, sem considerar as necessidades dos clientes. Alguns símbolos marcam este período, como a venda porta-a-porta, a panfletagem, ímãs de geladeira e brindes.

Após a chegada da Internet, veio a “Era da procura”, na qual tivemos o empoderamento dos clientes, que já não aceitavam mais o modelo de ofertas descontextualizadas. Nesse momento, houve forte investimento em ferramentas de marketing de busca e crescimento dos portais de comparação de ofertas.

Hoje, com a multiplicação de dados, a conectividade mobile, os avanços em Big Data e Inteligência Artificial (IA), os consumidores estão demandando ofertas personalizadas e contextualizadas na necessidade de cada momento.  Neste sentido, já há empresas investindo em aplicativos e IA para oferecer produtos quando os estoques de seus clientes estão acabando, promoções em restaurantes no momento das suas refeições por meio de geolocalização, oferecendo medicação ou exercícios baseados em wearables.

Para Heverton Peixoto, diretor de Transformação Digital da Wiz, as companhias precisarão ir além de disponibilizar seus produtos. Elas terão que conhecer tão bem o seu cliente a ponto de antecipar sua necessidade e oferecer a solução antes que ele vá buscá-la na imensidão de informação que temos hoje na Internet. Ele será conferencista do SMWSP, e promoverá discussões sobre as inovações dessa tendência de mercado, chamada pela Wiz de “A Era do Encontro”.

Social Media Week São Paulo 2017 - Heverton Peixoto - Boteco Design

“Vivenciamos a era da oferta e da procura, mas, hoje, as marcas precisam estar preparadas para oferecer aos seus consumidores o encontro perfeito entre o quê, quando e onde eles querem consumir. Para isso, é necessário criar uma conexão relevante com o cliente, já que a relação de consumo caminha para ser cada vez mais personalizada”, explica Heverton.

 

NÃO PERCA A CONVERSA


Você está preparado para “A Era do Encontro”?
#NewMkt – Sala Gimli (98)
Dia 14/09 – Quinta-feira
18k30 – 19h30
ESPM Joaquim Távora
inscreva-se: https://socialmediaweek.org/saopaulo/events/voce-esta-preparado-para-era-encontro-newmkt/

mm
designer, baterista, adora música e cachorros. Head na UNO+BRAND, ajuda a construir histórias e marcas.