Vivo - Viver é a melhor conexão - Boteco Design

nesta quinta dia 14/04 a Vivo lançou sua nova campanha Viver é a melhor conexão. o vídeo muito bem produzido relaciona momentos felizes da vida com ações que você realiza no mundo digital e que dependem do serviço fornecido pela Vivo.

Vivo - Viver é a melhor conexão - paródia

muito bonito. MAS acontece que estamos em meio a um grande debate sobre internet, pois as operadoras – Vivo, Oi e Claro – estão articulando um golpe baixo para seus assinantes: estabelecer limites para download mensal para seus assinantes. o objetivo é claro: criar resistência ao Netflix, serviço de streaming de filmes e séries que cresce cada vez mais no país e consome grande quantidade de dados (por motivos óbvios, já que os vídeos são mais pesados do que fotos ou textos). e defendem que os assinantes que usam Netflix ou YouTube devem pagar a mais pelo serviço, indo diretamente contra o que define o Marco Civil da internet brasileira, que garante a neutralidade da rede:

Art. 9o O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação.

 

um dado curioso: as empresas que fornecem internet são as mesmas que fornecem tv a cabo, e o Netflix é concorrente direto deste serviço.

a nossa ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) – que parece mais das operadoras do que do Governo – já deu aval para o limite, dizendo inclusive que isso deve ser benéfico para os assinantes. isso soa absurdo para mais alguém? agora, a ANATEL está enfrentando acusações de que estas operadoras formam um cartel e pagam propina para decisões que as favoreçam.

a internet reagiu rápido e já temos uma petição no Avaaz contra essa medida, e foi criada a página Movimento Internet sem Limites no Facebook. se conhecer outros movimentos interessantes, deixe nos comentários ;)

ah, claro. o motivo inicial desse post. a internet, essa coisa incrível, já assistiu o comercial da Vivo e fez sua própria versão. mas não é possível assistir a todo o comercial, pois nessa versão você atinge o limite da sua franquia mensal de dados:

Vivo: não adianta investir milhões em publicidade, branding, vídeo bonito, se você tem mais preocupação em exterminar um concorrente impondo medidas absurdas ao invés de melhorar o seu serviço e tentar inovar. se você não inovar, alguém vai, e você vai ficar pra trás.

Assine nossa newsletter

Receba o melhor conteúdo para se atualizar e inspirar

Concordo com os Termos de Privacidade do Boteco Design