Vkhutemas Sesc Pompeia - Boteco Design

Vkhutemas: escola de design soviética no Sesc Pompeia

publicidade

Vkhutemas: uma escola de design da União Soviética

já ouviu falar em Vkhutemas? muita gente não conhece a Vysshiye Khudojestvenno-Tekhnicheskiye Masterskiye (Escola Superior de Arte e Técnica), um centro de estudos de design artístico e tecnológico estatal criado em Moscou através de um decreto assinado por Vladmir Lenin em 1920. em uma comparação bem simples, seria o equivalente da bem mais conhecida Bauhaus, que existiu na Alemanha.

sua missão era de dar vazão aos ideias comunistas na área do design, arquitetura, entre outros, imaginados na Revolução Russa de 1917, que via na arte um instrumento educativo e emancipador.

Vkhutemas Sesc Pompeia - Boteco Design

com curadoria de Celso Lima e Neide Jallageas, a mostra Vkhutemas: O futuro em construção (1918-2018) coloca o público não apenas do Brasil mas também das Américas em contato com a experiência pedagógica russa, desenvolvida entre 1918 e 1930, criando a primeira instituição universitária do mundo que tentou juntar um conjunto rico e complexo de técnicas e artes, em diversas faculdades.

o espírito da revolução de 1917 gerou uma grande revolução na educação, com adoção de novas pedagogias que tinham como objetivo democratizar o ensino, combater o anafalbetismo, promover a emancipação feminina, eliminando as diferenças de gênero – apenas dessa maneira seria possível alcançar o comunismo pleno idealizado.

um momento que eu achei muito especial da exposição que trouxe exatamente essa questão foi na seção de vestuário, com uma peça desenhada por Varvára Stepánova e Aleksandr Ródtchenko. ela era ampla e com grandes bolsos, atendendo as necessidades ergonômicas masculinas e femininas para o cumprimento das atividades profissionais. as peças não precisavam ser diferentes para homens e mulheres. igualdade entre gêneros.

uma ideia defendida em 1917 pelos revolucionários soviéticos e que em 2018 ainda enfrenta muita resistência para tornar realidade.

mas também é possível entender que apesar do espírito revolucionário do comunismo, o autoritarismo acabou tomando conta a partir do final dos anos 1920, fechando-se o certo às atividades artísticas de caráter experimental, sendo permanentemente suplantadas pela oficialidade em favor dos cânones do Realismo Socialista.

vista obrigatória para arquitetos e todos os tipos de designers, a exposição traz ao público uma seleção sintética da produção de grandes mestres como Kandínski, Maliévitch, Ródtchenko, Popóva, Stepánova, Ekster, Tátlin, Ladóvski, Miélnikov, El Lissítzki, e o trabalho de alunos brilhantes como Krútikov, Bykov, Damski, Suiétin e as alunas Zaliésskaia, Komaróva e Smoliénskaia.

 


 

Vkhutemas: O futuro em construção (1918-2018)

Visitação: 27/06 a 30/09
Entrada gratuita
Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – São Paulo
Horários: Terça a sexta: 10h – 21h30  •  Sábados, domingos e feriados: 10h – 18h
saiba mais

 

Vkhutemas Sesc Pompeia - Boteco Design

Vkhutemas Sesc Pompeia - Boteco Design

Vkhutemas Sesc Pompeia - Boteco Design

Vkhutemas Sesc Pompeia - Boteco Design

Vkhutemas Sesc Pompeia - Boteco Design

mm
designer, baterista, adora música e cachorros. UX/UI Designer criando apps na BlendMobi